16/03/09

RESULTADO DA ENQUETE: MILÉSIMO GOL



QUAIS AS PALAVRAS proferidas por Pelé, logo depois da feitura do milésimo gol?
Errou quem cravou a alternativa que diz que Pelé teria dedicado o marco às criancinhas, alternativa que obteve 58% dos votos.
Sim, Pelé disse isso, naquela grandiosa noite no Maracanã, só que mais tarde, vencidos os primeiros minutos de emoção.
Geraldo Blota foi o radialista que teve a glória de registrar o primeiro desabafo público do Rei, segundos após o histórico gol. Mal tinha pego a bola do fundo das redes, o Rei exclamou:
"- Puta que pariu!!"

A outra manifestação, que poderá ter confundido a maioria dos votantes, foi ditaem seguida ao ao furode reportagem de Geraldo Blota. Testemunhada por um formigueiro de fotógrafos e repórteres do rádio e da tevê, e sob o espoucar de flashes que conferiram ao momento a solenidade de uma "Fala do Trono", Pelé disse assim:

"-Neste momento de viva emoção para mim, afirmo que devo tudo que sou ao povo brasileiro. E faço um apelo para que nunca esqueçam das crianças pobres, dos necessitados e das casas de caridade"

Ouça a narração do festejado gol nas vozes de Valdir Amaral e de Joseval Peixoto
Leia a matéria dedicada a Geraldo Blota: Blota, conhecido como GB, radialista com passagens pelas Rádios Tupi, Gazeta, Capital e Jovem Pan. O artigo foi publicado na na seção "Obtuário" da Folha de S.Paulo.

GERALDO BLOTA (1925-2009)
Estevão Bertoni
A bola estava com Pelé; o microfone, com GB. O trambolho de 8 kg que o radialista Geraldo Blota carregou para dentro do gol do Maracanã naquela noite de 19 de novembro de 1969 nada mais era do que um microfone. Meteu-o na boca de Pelé, que acabara de fazer o milésimo gol da carreira.
"Ele se orgulhava de ter sido o primeiro a botar o Pelé no ar depois daquele gol", conta a filha Dagmar. E o que o rei, com a bola nas mãos, disse? "Puta que pariu", revela, aos risos. Na bagunça após o gol, GB, como era chamado, quebrou por acidente a antena de seu equipamento nas costas do jogador.
Natural de Ribeirão Bonito (SP), teve influência do irmão, o radialista e apresentador de TV Blota Júnior.
"Ele foi radialista por causa do irmão e entrou na política por causa do irmão", diz a filha. Do início da carreira, como sonoplasta, até 1992, quando se aposentou, GB passou pelas rádios Jovem Pan, Capital, Tupi e pelas TVs Record e GaTamanho da fontezeta.
Foi também vereador em São Paulo. "O partido dele não era a Arena nem o PDS, o partido dele era Paulo Maluf", diz a filha, que classifica o político como uma das pessoas mais leais à família.
"Meu pai tinha um coração enorme e era o maior chato da paróquia", brinca, sobre o perfeccionismo de GB. Quando algo o chateava, dizia: "Mas justamente hoje?".
Morreu na noite de anteontem, aos 83, em SP, em consequência de um câncer de reto. Teve seis filhos, cinco netos e dois bisnetos.

(Folha de S. Paulo, 19.01.09).
ILUSTRAÇÃO: O radialista Blota Junior entrevista Pelé.

RESULTADO DA ENQUETE: QUAL FOI A PRIMEIRA FRASE PÚBLICA PRONUNCIADA POR PELÉ, LOGO APÓS A SAGRAÇÃO DO MILÉSIMO GOL?

Eu dedico esse gol para as criancinhas! ( 58%)
Puta que pariu!!! (35%)
Esse gol eu dedico aos contínuos de todas as repartições!! (5%)
Foi só mais um gol, entennde?! (0%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário